Espaço da Vila – Berçário e Recreação

Dois foram os fatores que concorreram para que nosso projeto tivesse sucesso. Por um lado, a experiência educacional de mais de 20 anos de suas sócias e, por outro, a oportunidade da parceria com a Escola da Vila, com a qual compartilhamos crenças e valores, tornaram possível a criação de um espaço onde poderemos atender à Missão assim expressa em nosso Plano Estratégico:

Missão

“Nossa missão é atender crianças na faixa de quatro meses a três anos, como berçário em suas necessidades básicas de abrigo, alimentação, higiene, preservação da saúde, descanso, lazer, afetividade e incentivo à sociabilidade”.

Valores e Princípios

• Reconhecer a criança como um indivíduo, levando em consideração suas peculiaridades.

• Aproximar ao máximo as condições do berçário àquelas por elas experimentadas no ambiente familiar.

• Respeitar os valores dos pais das crianças no que diz respeito à educação, desde que não sejam fundamentalmente contraditórios com a orientação adotada pela equipe pedagógica.

• Respeitar crenças de caráter religioso, embora se mantenha como instituição laica, e observar os cuidados médicos adotados pelos pais e responsáveis pelas crianças.

Filosofia

O Espaço da Vila é uma empresa prestadora de serviços educacionais e de recreação que visa, primordialmente, a produção de conhecimento, no espaço das relações ensino/aprendizagem/lazer, contribuindo para o desenvolvimento social no contexto em que se insere.

O compromisso social assumido pelo Espaço da Vila abrange duas vertentes: como berçário e recreação, ele supre necessidades básicas para o desenvolvimento do indivíduo e formação da cidadania; como empresa, ele garante a seus funcionários, através de condições de trabalho dignas e oportunidade de crescimento profissional e pessoal, o exercício da cidadania.

Como qualquer empresa, o Espaço da Vila tem na rentabilidade a garantia de sua sobrevivência. Portanto, ele também visa produtividade e lucro. Este, porém, não é entendido como fonte de recurso exclusivamente a serviço dos acionistas, mas como meio de proporcionar a todos (sócias e funcionários) melhores condições de trabalho, de vida e de desenvolvimento profissional, além de possibilitar o aprimoramento constante dos serviços oferecidos, através de investimentos em equipamentos, tecnologia e produção teórica.

Os valores cobrados pelos nossos serviços visam contemplar as necessidades até aqui apresentadas e, sempre que preciso, demonstrada aos interessados, com toda a transparência que rege nossas relações. Acreditamos que esta tomada de posição é o caminho, por nós encontrado, que se opõe ao “alto custo do preço baixo”.

Os valores praticados por nossa instituição é o preço justo, pois esta forma de trabalho determina nosso relacionamento com os tomadores de nossos serviços, com nossos fornecedores e com nossos funcionários.

Diferenciação das opções de mercado (comparabilidade), credibilidade, rigor e legitimidade de informações compõem o ambicioso vocabulário da nossa iniciativa empresarial, visando um salto na evolução do conceito de gestão sustentável.

Compromisso com Educação, Cultura e Recreação

O compromisso maior do Espaço da Vila – com a Educação, Cultura e Recreação – se traduz na qualidade de um projeto educacional em transformação permanente, fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado nas áreas de conhecimento relacionadas com Educação.

Esta qualidade é assegurada, na prática, por um trabalho cooperativo em equipe e por um processo de atualização contínuo, que garante a competência dos profissionais que atuam no Espaço da Vila.

Cabe ressaltar que essa atualização se processa tanto no aperfeiçoamento didático e metodológico, quanto na inserção cultural contemporânea, buscando a ampliação de conhecimento nos diferentes domínios do saber.

O compromisso de aliar Cultura, Educação e Recreação requer um ambiente estimulante e instigador, com atividades que promovam a circulação de conhecimento, divulgando-se o que se produz no Espaço e incorporando-se novas idéias.

Por outro lado, a continuidade do projeto requer o registro e a sistematização do conhecimento pedagógico produzido, constituindo ferramenta indispensável para essa divulgação, que deve reverter em valorização profissional e institucional.

A documentação do conhecimento produzido cumpre também a função de expandir a área de atuação do Espaço, levando a experiência educacional a outros profissionais e instituições, de forma a contribuir com a reflexão pedagógica do sistema educacional do país.

Compromisso com a criança

A criança é a razão de ser do projeto pedagógico, cabendo ao Espaço, como instituição, garantir o direito à aquisição e produção de conhecimento e o respeito à sua individualidade.

Além dos fatores individuais envolvidos na construção do conhecimento e no desenvolvimento da criança, a situação de aprendizagem envolve aspectos socioculturais.

Isso significa que cabe também à instituição propiciar acesso ao conhecimento produzido na sociedade, por meio de atividades extra-escolares e propostas a serem oferecidas, para que a criança dele se aproprie e possa evoluir em suas criações.

Além disso, o desenvolvimento da cidadania requer um ambiente em que a promoção de eventos e a circulação de informações sobre temas atuais incentivem a participação social.

A relação de confiança mútua e a identificação da comunidade de pais com os valores básicos do Espaço são fatores fundamentais para a plena realização do projeto educacional.
Compromisso com os Colaboradores

Se a criança é a razão de ser do projeto educacional, os profissionais que atuam no Espaço da Vila são os seus suportes.

A qualidade da prática de ensino/aprendizagem e do conhecimento pedagógico produzido depende, basicamente, de sua competência e de seu engajamento.

Além de investir na qualificação de seus profissionais, o Espaço da Vila busca assegurar essa qualidade pela conjugação de uma série de fatores, que compõem o referencial de qualidade de vida no trabalho, indispensável para o envolvimento efetivo das pessoas.

Remuneração justa, coerente com os parâmetros de mercado e com a situação da Empresa, e condições de trabalho adequadas alia-se a um ambiente democrático e participativo, em que prevalece um relacionamento pessoal e cooperativo; o conflito é reconhecido como agente de crescimento pessoal e organizacional, e as diferentes competências geram uma dinâmica de troca produtiva entre os indivíduos.

A elaboração de políticas de gestão deve contar com a participação de representantes dos colaboradores, que assim, têm assegurado seu direito de participar das decisões que venham a afetá-los.

Convém enfatizar, entretanto, que o conceito de participação adotado não equivale apenas à possibilidade de reivindicar direitos, mas significa comprometimento, colaboração ativa na busca de soluções e disposição de assumir responsabilidades.

0 Responses to “Sobre o Espaço da Vila”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: